Todas as Publicações dos Clubes

COVID-19 - Transporte seguro, saúde garantida - GG2012401

[SUBSÍDIO GLOBAL DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA] O objetivo do projeto é promover um transporte adequado, seguro e saudável a pacientes em estado crítico da cidade de Campos Belos para outras cidades do estado de Goiás para realização de tratamentos de saúde emergenciais. Campos Belos é um dos municípios mais distantes da capital do estado, ficando a 606 km de distância de Goiânia - GO, a 405 km de Brasília - DF e a 438 km de Palmas-TO. Com uma população de aproximadamente 20 mil habitantes, a saúde pública conta com apenas 7 (sete) ambulâncias para transportar seus pacientes de um município a outro. Por ser uma cidade polo na região nordeste de Goiás, atende pacientes de municípios vizinhos e até de estados vizinhos, como Tocantins e Bahia, já que Campos Belos é uma cidade fronteira com os estados do Tocantins e Bahia. Mensalmente, apenas o Hospital Municipal de Campos Belos (HMCB) realiza em média 3.500 consultas. Campos Belos é a segunda maior cidade da região nordeste do estado e, apesar da baixa população, o município ostenta o posto de polo econômico da região, atendendo vasta área do nordeste de Goiás e sudeste do Tocantins. Cerca de 100.000 pessoas das cidades ao redor de Campos Belos dependem de seus serviços. Por ser uma cidade de interior, muitos tratamentos e atendimentos emergenciais carecem de transferência dos pacientes para grandes centros, em sua maioria, para Goiânia, capital do estado. Desta forma, uma UTI Móvel é de suma importância para o município uma vez que atualmente essas transferências são feitas em veículos comuns. O objetivo deste projeto é adquirir uma UTI Móvel a ser doada para o Fundo de Saúde Municipal, CNPJ nº 10.462.799/0001-91. O Fundo Municipal de Saúde gerencia o Hospital Municipal de Campos Belos, 5 (cinco) Postos de Saúde da Família, uma Base de Apoio do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de urgência), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além do Centro de Reabilitação. Será de responsabilidade do Fundo Municipal de Saúde fornecer profissional habilitado para conduzir o veículo, disponibilizar profissional médico para acompanhar os pacientes transportados, arcar com os custos de manutenção, abastecimento e seguro veicular. Campos Belos possui um dos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixos do estado de Goiás, de 0,692, ocupando a 143ª posição de um total de 246 municípios no estado. O custo do projeto será de R$ 180.415,00. Com o uso de uma UTI Móvel, o tratamento e o transporte de pacientes será mais eficaz, seguro e muito mais confortável. A cidade de Campos Belos já possui 21 casos confirmados para COVID-19, com o registro de 1 óbito pela doença. Esse projeto se enquadra na Área de Enfoque: Prevenção e Tratamento de Doenças.

por

Viveiro para produção de mudas

A cidade de Campos Belos, não diferentemente de muitas cidades no Brasil e no mundo, tem sofrido com o desmatamento e com o abandono de suas nascentes. Como se não bastasse, a cidade sofre com a qualidade de sua água, que é muito salobra. Além disso, o abastecimento em períodos de estiagem é deficitário. Para que seja possível a recuperação de uma área degradada se faz necessário ter mudas de espécies nativas prontas para o plantio. Antigamente esse tipo de plantio era feito com sementes, muitas vezes não melhoradas geneticamente, e guardadas em recipientes que não ofereciam proteção adequada. Para criar e desenvolver povoamentos florestais, satisfazendo as necessidades de mercado, era preciso mudar. Os viveiros florestais são essenciais para a preservação das florestas e manutenção do ambiente, pois nesses locais são cultivadas mudas de árvores e espécies que serão, depois, reintroduzidas na natureza ou plantadas em parques e áreas verdes. A recuperação destas nascentes será realizada por meio do Sistema Agroflorestal (SAF´s).

por

ROTARY CLUBE DE TAGUATINGA ENTREGA 45 FILTROS DE BARRO EM MAIS UMA AÇÃO SOCIAL NA ESTRUTURAL

Foi realizado sábado, 11, mais uma Ação Social do Rotary Clube de Taguatinga. Uma equipe liderada pelo presidente 2019/2020, Raul Borges, Carlos Alberto, André Moura e o diretor do projeto Rogerio Cruvinel e sua esposa Vanessa. Esteve ainda presente a governadora eleita do Distrito 4530 ano 2020-21 Vera Lúcia, e seu esposo o Companheiro Ávila, que se mobilizaram para entregar 45 filtros de barro no galpão de triagem do SCIA na cidade Estrutural para os catadores de materiais recicláveis que residem na chácara Santa Luzia da cidade Estrutural O objetivo deste projeto é de melhorar a saúde destes catadores através da ingestão da água filtrada, pois a chácara Santa Luzia não possui sistema de saneamento básico e, consequentemente não possui água encanada. Os recursos para esta ação foram recebidos pelo Fundo Distrital do Rotary Clube destinado pela Fundação Rotária através de uma seleção de projetos elegíveis junto às normas desta Fundação.    Neste evento contamos com a participação dos membros do Rotary Clube de Taguatinga, da Companheira Vanessa Cruvinel da Casa da Amizade de Taguatinga e da presença da Companheira Vera Lúcia (GD 4530 ano 2020-21) e seu esposo o Companheiro Ávila. Neste evento, a Companheira Vera Lúcia estava representando o Governador Alberto do Distrito 4530 ano 2019-20 e o Companheiro Favilla, Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária. Agradecemos a todos os que participaram do evento e principalmente ao Governador Alberto e sua equipe da Comissão Distrital da Fundação Rotária pela aprovação desse projeto pelo Fundo Distrital Ano 2019-20.

por

Informativo Rotário de Dezembro de 2019

Intercâmbio Rotário da Amizade Projeto Alfabetização Cidadã inaugura sala Crianças participam de atividades de Natal Visitas Oficiais Projeto Visão Jovens Participam do Ryla

Localizar site dos clubes