Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
Foi sancionada a Lei Municipal nº 1.412/2022, que institui a Equoterapia como política municipal de saúde na cidade de Campos Belos. Esta Lei é resultante do pedido do Rotary Club de Campos Belos - Nova Geração para que esta política fosse instituída no município a fim de garantir a sustentabilidade do funcionamento do Centro Integrado de Equoterapia.
O Centro Integrado de Equoterapia será implantado em Campos Belos por meio de uma tríplice parceria: o Rotary Club de Campos Belos - Nova Geração financia a implantação; o IF Goiano - Campus Campos Belos sediará esse Centro e assumirá todos os custos de manutenção predial, dos equipamentos, do tratamento dos animais, etc; e por fim, a Prefeitura Municipal de Campos Belos disponibiliza os profissionais de saúde para realização dos atendimentos.
A princípio, os atendimentos ocorrerão uma vez por semana, podendo serem expandidos conforme demanda e disponibilidade de profissionais. Os profissionais de saúde que podem se envolver nos atendimentos equoterápicos são fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, psicopedagogos e outros, sendo que os três primeiros são os mais importantes para a prática da Equoterapia.
A partir de agora, com a sanção desta lei, será possível dar início à implantação do Centro de Equoterapia, que tem um custo estimado em R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). A previsão é de que ainda neste semestre os atendimentos já sejam iniciados.
Clique aqui para visualizar a Lei nº 1.412/2022
Na presente data recebemos um Manequim Torso para RCP, adquirido pelo Rotary Club de Campos Belos - Nova Geração para repasse ao Batalhão do Corpo de Bombeiros em Campos Belos. Os maiores beneficiados com esta doação serão os alunos participantes do Projeto Bombeiro Mirim, no entanto, o equipamento poderá ser utilizado em outras ações conforme demandas da corporação.
Este projeto, Bombeiro Mirim, é destinado a crianças e adolescentes, de 07 a 16 anos, possui o foco de proporcionar maior integração entre a corporação do Corpo de Bombeiros, a família e a comunidade, com a criação de circuitos alternativos de vivência e convivência de crianças e adolescentes, ocupar os menores com atividades cívicas, socioculturais, esportivas e recreativas e ainda orientar os menores sobre o exercício da cidadania, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito, prevenção de acidentes, doenças transmissíveis, ecologia e meio ambiente.
A entrega oficial do equipamento será realizada no início de fevereiro. O manequim foi adquirido por meio de um subsídio distrital da Fundação Rotária. O valor do investimento no manequim foi de R$ 1.168,50. Também serão adquiridos kits de primeiros socorros, que fazem parte do plano de trabalho deste subsídio.
O que é a Ressucitação Cardiopulmonar- RCP
A Ressuscitação Cardiopulmonar, conhecida pela sigla RCP, é uma técnica que tem como principal objetivo salvar a vida de pessoas que estejam sofrendo com uma parada cardiorrespiratória. Isto acontece quando o corpo não apresenta nenhum sinal de pulso ou respiração: nestas condições, o coração para de bombear o sangue para o corpo e o oxigênio não chega ao cérebro, fazendo com que o corpo possa entrar em falência, chegando ao óbito.
Realizar a RCP corretamente e no tempo adequado, portanto, é fundamental para salvar vidas — sendo extremamente importante que determinados profissionais estejam devidamente preparados para lidar com situações em que pode ser necessário realizar uma massagem cardíaca.
Como funciona a RCP
A Ressuscitação Cardiopulmonar tem como principal objetivo fazer o coração voltar a bombear o sangue pelo corpo e ventilar os pulmões, fazendo com que o corpo não sofra com a falta de oxigênio. Para isso, é realizada a massagem cardíaca, que deve ser realizada sempre com as mãos sobrepostas sobre o peito do paciente, exatamente na região central, entre os dois mamilos, onde se encontra o coração.
Nesta posição, deve ser feita a pressão para que o coração volte a bombear o sangue pelo corpo. Além disso, deve ser feita a ventilação, com a respiração boca a boca, levando oxigênio para o corpo e evitando que o corpo do paciente entre em falência com a falta de oxigênio. Esta ventilação deve ser feita a cada trinta compressões torácicas, com duas respirações boca a boca.
Com a alternância entre compressões e ventilação, é possível manter o paciente com vida até a chegada do socorro, ou até mesmo fazer com que o corpo reaja. Para que isso funcione, entretanto, é essencial que a técnica seja aplicada de maneira correta — o que evidencia a importância do treinamento.
A importância do treinamento com o manequim torso para RCP
Embora seja uma técnica fundamental para salvar vidas, a RCP não é um procedimento simples, devendo sempre haver um treinamento para que se saiba como agir neste tipo de emergência. Neste treinamento, um item fundamental é o modelo anatômico de um manequim torso, uma ferramenta educacional que imita um corpo real com o intuito de permitir a experimentação do processo de reanimação e massagem cardíaca.
Ao garantir o treinamento com auxílio de um manequim torso, é possível proporcionar uma preparação realista para quem precisa dominar a técnica de RCP — especialmente socorristas, médicos e enfermeiros. Outro ponto positivo do uso do manequim torso para o treinamento de RCP é que a dificuldade apresentada pelo manequim é a mesma que os socorristas terão com um corpo humano, inclusive no que diz respeito ao esforço físico empenhado.
No dia 23 de janeiro de 2023, foi entregue aos companheiros o CERTIFICADO de participação na campanha "NO MÊS DA COPA # EU SOU 10 DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA. Com a adesão da maioria dos associados, pudemos cumprir com a meta estipulada no início da gestão. Gratidão a todos.
ROTARY BRASÍLIA LAGO SUL REALIZA MAIS UMA AÇÃO HUMANITÁRIA."O pouco que oferecemos, talvez seja o suficiente pra quem nada tem".
Foram beneficiadas com cadeiras de rodas e banho, 4 pessoas carentes do DF e de Goiás, dia 19/01/23 às 10:00 hs, na sede da Fundação de Rotarianos de Brasília, pelo Rotary Club Brasília Lago Sul sob a presidência do companheiro Mário Sérgio Cardoso, acompanhado do companheiro Jordivar Filgueira Coordenador do *Banco de Cadeira de Rodas".
Pessoas agraciadas:
Com 01 cadeira de rodas o Sr. Antonio Pereira, morador de Luziânia - Goiás, representado pela sua irmã Eliana Pereira.
Com 01 cadeira de banho, o Sr. Márcio de Souza Alves, morador de Taguatinga, representado pela sua irmã Adeniz de Souza.
Com 01 cadeira de rodas, a Sra. Daniela da Silva Oliveira, que estava presente, acompanhada de sua filha Dani, moradora de Santo Antônio do Descoberto - Goiás.
Com cadeira 01 cadeira de rodas, a Sra. Maria Moraes do Nascimento, moradora de Águas Claras, representada pelo o seu genro Paulo Quintino.
Fotos e texto: Jordivar Filgueira - associado do Rotary Club Brasília Lago Sul.
Colaboração:
Jordivar Filgueira - Associado do Rotary Club Brasília Lago Sul.
Membro da Comissão de Imagem Pública 2022-23 do Distrito 4530.
Fone (61) 98405-6413 e-mail [email protected]
ROTARY BRASÍLIA LAGO SUL DOA MAIS CADEIRAS DE RODAS.
Através do "Banco de Cadeira de Rodas", o Rotary Club Brasília Lago Sul sob a presidência do companheiro Mário Sérgio Cardoso, acompanhado do companheiro Jordivar Filgueira coordenador do projeto "Banco de Cadeira de Rodas", doou mais 01 cadeira de rodas e 01 de banho, dia 05/01/23 às 10:00 horas na sede da Fundação de Rotarianos de Brasília.
Pessoas que foram agraciadas.
Com 01 cadeira de rodas, o Sr. José Nunes Tomaz, morador de Sobradinho II, representado pela Sra. Leonete Santos.
Com 01 cadeira de banho, a Sra. Hellen Cristina, moradora de Itapoã, representada pela Sra. Izanilde Sousa.
Fotos e texto: Jordivar Filgueira associado do Rotary Club Brasília Lago Sul.
Após nossa reflexão, no ano Rotário 2022-23, de Imaginar o Rotary para a construção de um Rotary cada vez mais efetivo, em consonância com nossos valores, causando impacto, ampliando o engajamento, expandindo nosso alcance com ações duradouras, o futuro, agora, é Criar Esperança no Mundo, no ano Rotário 2023-24.
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.